Dia do Advogado
O Dia do Advogado é comemorado anualmente no dia 11 de agosto. Também conhecido por muitos como “Dia do Pendura”, poucos sabem da história por trás dessa data.
Após a promulgação da primeira Constituição Federal do Brasil, em 1824, notou-se a necessidade de implantação da educação jurídica no país, haja vista a repentina necessidade de profissionais com conhecimento jurídico para supervisionar e aplicar as leis instituídas.
Assim, por determinação do Imperador Dom Pedro I, no dia 11 de agosto de 1827, foram criadas as primeiras Faculdades de Direito do Brasil: a Faculdade de Direito de Largo de São Francisco (atual FDUSP) e a Faculdade de Direito de Olinda (transferida para Recife em 1854, atual FDR-UFPE).
Dessa maneira, a comemoração do Dia do Advogado, antes nada mais é do que a celebração do começo do ensino das disciplinas jurídicas no Brasil.
No dia 11 de agosto também se comemora o Dia do Estudante, marcado pela implantação dos dois primeiros cursos de ensino superior de ciências jurídicas e sociais no Brasil, nessas faculdades.
Além disso, o Dia do Advogado também é conhecido como o “Dia do Pendura”, uma tradição do início do século XX, em que os advogados e estudantes saiam pelos restaurantes próximos das universidades, consumiam e não pagavam as contas, que ficavam por conta dos donos dos estabelecimentos.